Skip to content Skip to footer

“Carga Imediata” ou vulgarmente designada Dentes Fixos no mesmo dia

A área da Implantologia e Reabilitação Oral tem vindo a evoluir ao longo dos anos. Desta forma, atualmente, é possível que o paciente entre no consultório e no próprio dia reponha todas as suas peças dentárias através de um procedimento cirúrgico designada “Carga Imediata”.

O procedimento que acabamos de referir não é de todo novo para os pacientes que padecem de perda de peças dentárias.

O texto que se irá desenvolver tem como objetivo elucidar possíveis pacientes que sejam elegíveis para este tipo de procedimento cirúrgico/reabilitador. 

Mas afinal o que é uma “Carga Imediata”?

Também designada dentes “fixos no mesmo dia”, o procedimento designado de «Carga Imediata» é uma opção terapêutica que possibilita a colocação dos implantes e no mesmo dia o paciente sai da clínica com dentes fixos em boca. Envolve um procedimento cirúrgico pouco invasivo, realizado sob anestesia local, com resultados imediatos e elevada taxa de sucesso. Este procedimento terapêutico permite recuperar a funcionalidade, a harmonia e a estética do seu sorriso em apenas 1 dia, com a colocação de próteses fixas imediatas (provisórias5).

Todos os pacientes são elegíveis para realizarem uma carga imediata?

Todos os pacientes poderão ser candidatos à colocação de Implantes Dentários em “Carga Imediata” mas para que tal aconteça antes terão de passar por algumas fases prévias, tais como: observação clínica, meios complementares de diagnóstico (ortopantomografia e TAC/CBCT) para verificar a disponibilidade e “qualidade” do osso para que se possa efetuar com sucesso o procedimento cirúrgico.

Ultrapassada esta fase, será planeada a confeção das próteses a serem colocadas no dia da cirurgia e agendada a mesma na qual serão colocados Implantes em titânio, distribuídos em zonas mais favoráveis onde se possa verificar uma maior resistência óssea à inserção dos mesmos (torque).

Como é realizado o processo da carga imediata?

A maioria dos pacientes que procura este tipo de soluções terapêuticas possuem dificuldade em compreender a necessidade de colocação de uma Prótese Fixa Provisória e mais tarde de uma Prótese Fixa Definitiva, no entanto tal é explicável por questões fisiológicas

Inicialmente, o paciente chega à nossa clínica e é avaliado por um Médico Dentista que o irá informar da possibilidade da colocação de Implantes (entre 4-8) e de uma Prótese Fixa Total, provisória, que irá substituir os seus dentes naturais e será suportada nos Implantes Dentários colocados.  

Após a consulta de avaliação e aceitação do plano de tratamento inicia-se todo o processo de planeamento da cirurgia/reabilitação:

  1. Observação Clínica + Exames Complementares de Diagnóstico: ortopantomografia e TAC/CBCT;
  2. Documentação: Fotografias + moldagem. Da moldagem efetuada irão ser obtidos os moldes que permitem confecionar as próteses provisórias que irão ser fixadas em boca no momento da cirurgia;
  3. Dia da cirurgia: o procedimento é realizado sob anestesia local, com resultados imediatos, previsíveis e elevada taxa de sucesso. Neste dia o paciente já sai com a Prótese Fixa Provisória que foi fixada nos Implantes Dentários colocados;
  4. Consulta de Follow-uppassado cerca de 7 dias o paciente volta à nossa Clínica para realizar o controlo pós-operatório e verificar se a oclusão dos dentes recentemente colocados está equilibrada;
  5. Colocação da Prótese Definitiva: ocorrerá passados cerca de 6 meses, período considerado necessário para que se verifique a osteointegração (processo físico de integração do implante de titânio ao osso) 

Principais diferenças entre a Prótese Fixa Provisória e a Prótese Fixa Definitiva?

Muitos dos pacientes que procuram este tipo de soluções terapêutica nem sempre compreendem qual(ais) as principais diferenças entre a Prótese Fixa Provisória e a Prótese Fixa Definitiva, no entanto, tal necessidade, deve-se a questões de ordem fisiológica/ processo de cicatrização. Assim sendo, as principais diferenças são as seguintes:

  • Prótese Fixa Provisória:
    • Prótese realizada na maioria das vezes com poucas referências devido ao facto de os pacientes não possuírem ou possuírem poucos dentes em boca;
    • Esta prótese é mais frágil que a Prótese Definitiva pois, em princípio, não possui estrutura de reforço (normalmente barra fresada em titânio) estando apenas reforçada pelos pilares provisórios aparafusados nos Implantes colocados;
    • Como na maioria das vezes não é possível realizar prova com todos os dentes, nem sempre o resultado final vai totalmente de encontro com as expetativas do paciente
  • Prótese Fixa Definitiva:
    • Agora sim, com os Implantes osteointegrados e com os tecidos moles devidamente cicatrizados, estamos em condições de dar orientações aos nossos Técnicos de Prótese para iniciarem a realização de uma Prótese com alta resistência e alto rigor estético, pois agora há condições de fazer todas as provas necessárias para ir de encontro à expectativa individual de cada paciente
    • As Próteses Fixas, de acordo com características individuais de cada paciente, poderão ser em:
      • Metalo-resina (barra fresada em titânio + acrílico de alta resistência + dentes de alta estética)
      • Metalo-cerâmica (titânio ou cromocobalto fresado e cerâmica)
      • Zircónio

Quais os principais benefícios da Carga Imediata?

Cirurgia realizada numa única sessão, sob anestesia local com colocação de Implantes e Próteses Fixas em simultâneo.

Assim, esta solução que se apresenta como “definitiva” irá devolver-lhe a funcionalidade mastigatória, a harmonia do seu sorriso, assim como a recuperação da sua estética.

Este tipo de tratamento pelo elevado sucesso que se caracteriza permite restituir a função e a estética devolvendo a Felicidade aos pacientes.

Agende já a sua consulta de avaliação com os nossos Médicos Dentistas para que seja aconselhado a optar pela melhor solução terapêutica, para que de forma segura e eficaz, recupere o seu sorriso!

Acreditamos que uma das chaves de sucesso é que os nossos pacientes sejam informados de todos os procedimentos!

Cuidamos de si, com toda a segurança!

MARCAÇÕES

Marque a sua consulta!

    Especialidade

    Clínica

    Clínica

    Clínica Médica Jardim - logo

    Há mais de 36 anos
    uma referência na saúde

    Moradas

    Avenida Fontes Pereira de Melo, 482
    4149-012 Porto

    Edifício Jardim, Praça Dr. Eduardo Freitas 2.º Piso,
    4615-515 Vila Cova de Lixa

    Contactos

    Clínica do Porto
    (+351) 226 109 259
    (+351) 961 227 251 

    Clínica da Lixa
    (+351) 255 490 520
    (+351) 937 811 502

    (Chamadas para as redes fixa e  móvel nacionais)

    Go to Top