A estética dentária tem sido alvo de especial atenção nos últimos anos, devido ao impacto psicossocial do sorriso. Este constitui o «cartão de visita» de cada um de nós e é a anomalia estética mais facilmente detetada pelos nossos interlocutores, pelo que está associado a um estereótipo de beleza, saúde e bem-estar.
Desta forma, a procura pelo «sorriso perfeito» faz com que o Branqueamento Dentário seja um dos serviços mais requisitados na Medicina Dentária, uma vez que se trata de um procedimento não invasivo (não compromete o esmalte dentário), fácil de realizar, indolor e eficaz na remoção e modificação da pigmentação dentária.
Atualmente, existem duas técnicas de branqueamento possíveis:
- Branqueamento em consultório: é aplicado um agente branqueador que é ativado por um aparelho emissor de luz LED. Tem como vantagens o facto de ser realizado pelo Médico Dentista, ter resultados imediatos, entre outras.
- Branqueamento em ambulatório (em casa): é realizado em casa sob acompanhamento médico após avaliação clínica e estabelecimento do plano terapêutico. Recorre-se a uma goteira, «criada» pelo Médico Dentista e personalizada para cada paciente, na qual se aplica o agente branqueador. Este procedimento pode demorar várias semanas e os resultados variam consoante o género, idade, grau de colaboração do paciente, hábitos alimentares, tóxicos e de higiene, condições da cavidade oral, entre outros.
Antes de se proceder à realização de um Branqueamento Dentário é indispensável uma consulta de avaliação com o Médico Dentista, na qual se faz uma observação personalizada de cada caso e se seleciona, em conjunto com o doente e suas preferências, o método mais eficaz. É, também, indispensável uma limpeza, de forma a remover manchas extrínsecas que resultam da acumulação de placa bacteriana.
É bastante comum que os pacientes perguntem quanto tempo vai durar o branqueamento, no entanto essa é uma pergunta para a qual não há uma resposta concreta, uma vez que a durabilidade varia de pessoa para pessoa, tal como o resultado obtido. No entanto, há medidas que permitem prolongar os resultados obtidos, nomeadamente: evitar o consumo de tabaco, chá, café, vinho tinto, refrigerantes e outros alimentos e bebidas capazes de provocar a descoloração dos dentes, ter uma higiene oral eficaz aliada a uma pasta dentífrica adequada e comparecer assiduamente às consultas de controlo com o Médico Dentista.
Uma outra questão bastante comum é: quais são os efeitos colaterais do branqueamento? A sensibilidade dentária é o efeito secundário mais comum após a realização de um branqueamento e resulta da interação entre os componentes do agente branqueador e a superfície do dente. Este efeito secundário é geralmente muito ligeiro e transitório, desaparecendo ao fim de algumas horas ou um dia e dependente das concentrações do gel utilizado. Na nossa Clínica, os produtos utilizados têm concentrações compatíveis com a saúde dos tecidos moles e duros da cavidade oral.
Caso o paciente tenha hipersensibilidade dentária deve informar o médico antes de iniciar o tratamento, de forma a ajustar o tipo e duração do mesmo, bem como elucidar de possíveis procedimentos dessensibilizantes.
Mais do que a perceção estética e aparência clara do sorriso, o Branqueamento Dentário contribui para a melhoria da qualidade de vida e da autoestima.
Na Clínica Médica Jardim temos Médicos Dentistas qualificados para realizar branqueamentos dentários, de forma segura e eficaz, e incondicionalmente ao seu dispor para esclarecer todas as dúvidas e questões que possam surgir.
Marque já a sua consulta de avaliação.
Cuidamos de si, com toda a segurança.