Skip to content Skip to footer

Estética Dentária e os seus tratamentos

A Estética Dentária é a área da medicina Dentária responsável por proporcionar harmonia e beleza ao seu sorriso tornando-o perfeito não só a nível funcional como estético. Atualmente, são cada vez mais os pacientes que nos procuram, uma vez que a mentalidade dos pacientes já não se limita a procurarem na Medicina Dentária apenas tratamentos conservadores, mas sim resultados estéticos. Por outras palavras, procuram o sorriso perfeito não só a nível estético como também funcional!

Para atender a essa necessidade, a Medicina Dentária desenvolveu uma especialidade que responde e trata essa mesma necessidade: a Estética Dentária.

Procedimentos possíveis em Estética Dentária:

Existem variadíssimos tratamentos na Área da Estética Dentária, sendo para isso de elevada importância analisar individualmente cada caso para atender aos objetivos e expectativas estéticas de cada paciente. Após uma primeira avaliação, a nossa equipa irá apresentar soluções reais e personalizadas, existindo sempre a premissa que iremos propor a solução que melhor se adapta às suas necessidades.

Durante todo o processo de avaliação e planeamento, sempre que necessário, iremos recorrer a meios complementares de diagnóstico, ferramentas tecnológicas e a uma equipa multidisciplinar que permitirá otimizar cada passo do seu tratamento. 

Desta forma, a tipologia de tratamentos que são realizados na área da estética dentária e com maior relevância são os seguintes: 

  • Coroas Dentárias: As coroas são uma solução terapêutica quando há uma perda significativa da estrutura do dente, espaços entre os dentes (diastemas) e/ou alterações da forma ou cor. Neste tipo de tratamento, o dente natural é submetido a um ligeiro desgaste em todo o seu perímetro, de forma a que posteriormente seja cimentada a coroa que, para além de plasmar um tratamento duradouro, se reveste de características estéticas que vão ao encontro das expectativas do paciente.
  • Facetas Dentárias: Também designadas lentes de contacto dentárias, as facetas são finas “capas” de cerâmica, com espessura inferior a 1mm, colocadas na superfície dos dentes, com o objetivo de melhorar e corrigir pequenas imperfeições na forma, cor, volume, tamanho e posição dos dentes. Apesar de finas e delicadas, as facetas dentárias apresentam elevada resistência e durabilidade, permitindo devolver a função, harmonia e a estética do seu sorriso. Neste tipo de tratamento, o dente natural é submetido a uma preparação que poderá exigir um mínimo de desgaste da superfície do dente (entre 0.2 a 0.5mm). Após o desgaste, aplicam-se as facetas provisórias que o paciente irá utilizar até à colocação das definitivas.
  • Incrustações: São consideradas restaurações indiretas uma vez que são produzidas em laboratório. Desta forma, este tipo de tratamento é maioritariamente utilizado quando existe a necessidade de restaurar parte de um dente, sendo assim possível devolver a estrutura anatómica perdida. Adicionalmente, existem vários tipos de incrustações dependendo do tamanho e superfícies afetadas do dente, sendo elas: inlay’s, onlay’s e overlay’s. A principal diferença entre os inlay’s e as restantes é que a primeiro encontra- se dentro do dente e as restantes envolvem uma ou mais cúspides e as suas margens estendem-se a zonas mais vestibulares (mais exterior do dente).
  • Branqueamento Dentário: procedimento não invasivo (não compromete o esmalte dentário), seguro, fácil de realizar, indolor e eficaz na alteração da cor do esmalte dentário. O Branqueamento Dentário pode ser realizado em consultório ou em ambulatório, isto é, em casa sob acompanhamento médico, através da utilização de uma goteira na qual se aplica o gel branqueador. Trata-se de um procedimento não invasivo, indolor, com resultados imediatos e que se mantêm durante vários anos. O ideal é que o tratamento seja efetuado em consultório e complementado em ambulatório para que se consiga o melhor resultado possível.
  • Restauração Estética Direta:  Este tipo de tratamento assenta muito na utilização das resinas compostas (compósito) que permitem restaurar os dentes. Aplicadas numa única sessão, são sobretudo utilizadas para reconstruir dentes posteriores/anteriores, utilizadas em situações como fecho de espaços, pequenos aumentos de dente e alterações de forma e cor. A principal vantagem é que quando se fundem com o esmalte não diferem da cor original, resultando numa aparência muito natural. Desta forma, a resina composta é, muitas vezes, uma alternativa para substituir restaurações antigas e inestéticas como é o caso da antiga amálgama de prata (“chumbo preto”) que era utilizada no passado para restaurar os dentes. No entanto, ainda que de baixo risco, liberta elementos tóxicos para o organismo. Por outras palavras, as resinas compostas são a evolução para todos aqueles que tinham ou têm este “clássico chumbo preto” na sua dentição.

Para decidir qual o melhor tipo de tratamento para o seu caso, nada como uma visita a um médico dentista e juntos encontrarem o a solução possível e ideal. Atualmente, é possível ter acesso a simulações pré-tratamento que permitem ajustar os resultados às expectativas do paciente.

Que tipos de materiais são utilizados na Estética Dentária?

Os tipos de tratamento e os tipos de materiais andam de mãos dadas na Estética Dentária. 

As Coroas podem ser produzidas em vários materiais, tais como metal (cromo-cobalto), acrílico, zircónio e cerâmica (dissilicato de lítio). Quando confecionadas em zircónio e/ou cerâmica, deverão ser consideradas definitivas, pois tratam-se de materiais com elevada resistência e com alto grau de biocompatibilidade, pelo que o risco de reação alérgica é inexistente. Todos eles ajudam também a explicar a sua durabilidade, resistência e aparência natural.

Por sua vez, as Facetas são maioritariamente em cerâmica (dissilicato de lítio, podendo também ser em compósito, se bem que neste caso a expectativa terá que ser menos ambiciosa em termos de durabilidade e estabilização de cor), ainda que possam ser confecionadas em vários tipos de materiais (empress, feldesápticas, entre outros) sendo que a principal diferença reside na tipologia de paciente que as irá colocar. 

Incrustações, utilizam a mesma tipologia de materiais das facetas.  

No caso do Branqueamento dentário, o processo pode ser feito de duas formas: em consultório ou através de gel branqueador, com auxílio da goteira, que pode ser aplicado em casa. O nosso método de branqueamento em consultório utiliza a tecnologia “Philips Zoom” e permite um sorriso até 8 tons mais claros, em apenas 90 minutos. Este sistema está equipado com aparelho emissor de luz LED, patenteado pela marca Philips. Quanto ao método de gel branqueador, este tem propriedades para fortalecer o esmalte dentário, ajudando a recuperar o branco original (em alguns casos, pode ficar ainda mais branco).

Relativamente aos restantes tratamentos, as resinas compostas (compósitos) utilizadas nas Restaurações Diretas, são formados basicamente por uma matriz orgânica, partículas de enchimento inorgânico e um agente de acoplamento entre ambos os componentes. São muito comuns em trabalhos de maior detalhe.

Quais são as principais causas que levam a recorrer a este tipo de tratamentos?

Normalmente os pacientes que recorrem a este tipo de tratamentos é por motivos meramente estéticos. Porém, também existem pacientes que necessitam mesmo de solucionar caries extensas, fragilidade das coroas, fraturas, etc

Para alem dos já referidos, e de forma a esclarecer todos aqueles que procuram este tipo de solução terapêutica, deixamos em baixo uma lista das principais causas por detrás destes tratamentos: 

  • Desgaste dentário (Abrasão Traumática)
  • Dentes “tortos”, desalinhados ou partidos
  • Espaço entre os dentes (diastemas)
  • Dentes de diferentes tamanhos
  • Dentes descolorados ou escurecidos
  • Motivos pessoais (autoestima, confiança, etc)

Em qualquer uma das causas apresentadas, todas apresentam um procedimento próprio. Contudo, o resultado é sempre o mesmo: satisfazer necessidades e criar um sorriso, esteticamente agradável e com a melhor aparência possível. 

Quais os principais benefícios que levam a recorrer a este tipo de tratamentos?

Embora seja verdade que os objetivos desta especialidade — como o próprio nome sugere — são estéticos, não é menos verdade que para muitas pessoas estes tratamentos têm um grande impacto na sua vida. Em muitos casos a imagem não é apenas um aspeto superficial, uma vez que quando um sorriso não agrada ao paciente este condiciona a sua vida pessoal e a auto-confiança. Desta forma, através desta tipologia de tratamentos poderemos devolver a quem nos procura a confiança e a autoestima que, em muitos casos, perderam ao longo dos anos.

Quer isto então dizer que, a Estética Dentária junta as vantagens “dos dois mundos”: Estética e Esfera Pessoal.

Por um lado, oferece soluções que integram harmoniosamente a dentição, equilibrando a biologia, a biomecânica, a função e a estética dentária e facial. Com o extra, de uma aparência totalmente natural, resistente e duradoura. Por outro, gere diferentes expectativas e necessidades, criando sorrisos ajustados às características individuais de quem procura esta especialidade, com o objetivo de encontrar o sorriso perfeito e colmatar uma falha na sua vida. Por vezes, há muito perdida.

Após me submeter a um tratamento desta natureza tenho de efetuar consultas de manutenção?

Para o sucesso de qualquer tratamento ou até mesmo para a longevidade da dentição, a manutenção é fundamental. Desta forma, sugerimos que sejam realizadas consultas a cada 6 meses para que nas mesmas seja verificado o estado da saúde gengival das próteses colocadas.  

Adicionalmente, e de forma a prevenir e manter a saúde gengival após o tratamento deverá: 

  • Aliar uma boa higienização oral a uma boa pasta dentífrica, pelo menos, duas vezes por dia durante dois minutos.
  • Utilizar fio dentário e escovilhões após as refeições.
  • Evitar o consumo em excesso de tabaco, chá, café, vinho tinto, refrigerantes, chocolate e outros alimentos que possam escurecer os dentes 
  • Visitar regularmente o seu Médico Dentista e cumprir todas as indicações que este lhe recomendar. 

Seja antes ou depois de um tratamento de Estética Dentária, a saúde oral deve ser uma prioridade e não um “passatempo”.

Conclusão: a Estética Dentária é… a área da Medicina Dentária que promove a auto-estima dos pacientes. 

Se pensa realizar qualquer tipo de procedimento dentro desta área, após esta leitura já terá mais uma ajuda. Em caso de dúvida, contacte-nos. Estamos preparados para o receber com toda a segurança e conforto.

Go to Top