Skip to content Skip to footer

Sono e Medicina Dentária

Atualmente vivemos numa sociedade frenética o que tem diversas implicações na qualidade do nosso sono. O ritmo de vida cada vez acelerado e os níveis de stress a que estamos sujeitos no dia a dia são algumas das principais motivações para problemas no sono.

Desta forma, a qualidade do sono é um fator essencial para a saúde mental e física de cada indivíduo, sendo que uma noite mal dormida se reflete na produtividade e humor ao longo do dia.

Adicionalmente, existem também alguns problemas de saúde, como apneia do sono e bruxismo, que não são facilmente detetáveis, mas que afetam em muito a qualidade do seu sono! Esses tipos de patologias são estudadas e muitas vezes diagnosticadas pelo seu dentista!

Na medicina dentária damos importância não só ao sorriso do paciente, mas à sua saúde em geral. Queixas como dores de cabeça e sensação de pressão nos maxilares são alguns fatores que levam à deteção de problemas que afetam o sono, como por exemplo o Bruxismo.

Bruxismo

O bruxismo caracteriza-se pelo apertar e ranger dos dentes, sendo considerado um distúrbio de movimento involuntário que pode ocorrer durante o dia ou apenas à noite. Se não for detetado e tratado a tempo este problema pode refletir-se em danos da estrutura dentária, mas também da estrutura de suporte à mastigação.

Abordagem Terapêutica

A solução para combater o bruxismo passa sobretudo pela utilização de uma goteira oclusal, durante a noite, que através do seu uso prolongado vai fazer a diferença na qualidade do sono.

Adicionalmente o seu médico dentista poderá aconselhá-lo sobre técnicas de relaxamento que complementem o seu tratamento!

Go to Top