Apesar de haver cada vez mais informação sobre os cuidados a ter com a saúde oral na gravidez, ainda existem muitas mulheres que acreditam que estar grávida é uma condição para o aparecimento de alguns problemas dentários, ao mesmo tempo acabam por descuidar a sua saúde oral.

Deste modo, é aconselhável que antes de engravidar faça uma consulta de avaliação oral e avance com os tratamentos dentários que sejam necessários.
A gravidez, por si só, não é uma causa direta do aparecimento de complicações dentárias. O que acaba por acontecer é que devido às transformações hormonais que ocorrem durante o período de gestação é frequente haver uma maior propensão para o aumento da sensibilidade dentária. Desta forma, durante esse período, é possível que ocorra sangramento das gengivas ou haja agravamento de cáries dentárias devido à acidez da saliva, provocada pelos vómitos. É por estes motivos que é necessário manter a atenção e não descurar a sua saúde oral.
Desta forma, preparamos uma check-list com os principais hábitos a ter em conta durante a gravidez:
Reforçar os cuidados com a sua higiene oral: escove os dentes com regularidade e, como já referido neste texto, faça um check-up dentário para se certificar de que mantém os dentes saudáveis;
Ter cuidado com a alimentação: mantenha uma alimentação equilibrada que englobe alimentos ricos em minerais e vitaminas, que são benéficos para si e para o bom desenvolvimento do bebé;
Regular a acidez da saliva: opte pelo uso de um elixir oral com flúor nos períodos da gravidez em que tenha vómitos;
Evitar ingestão de açúcar: uma vez que este é uma das principais causas das cáries dentárias;
Deixar de fumar: para evitar consequências negativas na sua saúde e, sobretudo, para o bebé;