Facetas Dentárias


Também designadas lentes de contacto dentárias, as facetas são finas capas de cerâmica (dissilicato de lítio), com espessura inferior a 1mm, colocadas na superfície dos dentes, com o objetivo de melhorar e corrigir pequenas imperfeições na forma, cor, volume, tamanho e posição dos dentes.

Apesar de finas e delicadas, as facetas dentárias apresentam elevada resistência e durabilidade, permitindo devolver a função, harmonia e a estética do seu sorriso.

São várias as situações em que o uso de facetas poderá estar recomendado, entre elas:

• Desgaste dentário (Abrasão Traumática)
• Dentes “tortos”, desalinhados ou partidos
• Espaço entre os dentes
• Dentes de diferentes tamanhos
• Dentes descolorados ou escurecidos

No entanto, em todos os casos é necessária uma avaliação criteriosa pelo Médico Dentista, de forma a averiguar qual o tratamento mais adequado no seu caso.

Muitos dos nossos pacientes optam por colocar facetas após o tratamento ortodôntico, uma vez que pretendem uma mudança total do seu sorriso.

A colocação de facetas é uma solução minimamente invasiva, uma vez que o desgaste dentário, quando necessário, é mínimo, poupando sempre a superfície do dente.

"Porque tratamos pessoas com diferentes expectativas e necessidades, criamos sorrisos ajustados às características individuais de quem nos procura, de uma forma harmoniosa e natural."

Design sem nome (4)

Etapas do tratamento


1º - CONSULTA DE AVALIAÇÃO

É nesta fase que o Médico Dentista avalia criteriosamente o caso e, em conjunto com o paciente, optam pela melhor solução terapêutica, tendo sempre em consideração as necessidades e expectativas deste. É ainda realizada uma documentação fotográfica do caso e moldes de diagnóstico que posteriormente serão enviados para o laboratório interno, de forma a realizar o enceramento de diagnóstico para mock-up estético.



2º - Consulta de preparação dentária e colocação de provisórios

Inicia-se a consulta realizando a prova de mock-up estético, isto é, o “test drive” do sorriso que irá obter após a preparação dentária para as facetas. Esta preparação poderá exigir um mínimo de desgaste da superfície do dente (entre 0.2 a 0.5mm). Após o desgaste, aplicam-se as facetas provisórias que o paciente irá utilizar até à colocação das definitivas.



3º - Consulta de colocação das facetas definitivas

Nesta última etapa, as facetas provisórias serão substituídas pelas definitivas em cerâmica.





PERGUNTAS FREQUENTES

Não. As facetas não mudam de cor, sendo o resultado obtido permanente, desde que seja realizada uma correta higiene oral e cumpridas as orientações do seu Médico Dentista.

O termo «mock-up» refere-se a uma simulação feita nos dentes que permite ao paciente pré-visualizar o resultado final do tratamento, sem que nenhum desgaste dentário seja realizado previamente.

A higienização das facetas deve ser semelhante à dos dentes naturais, pelo que se recomenda a escovagem, pelo menos, duas vezes por dia durante dois minutos e a utilização de fio dentário. É ainda fundamental visitar regularmente o seu Médico Dentista e cumprir todas as indicações que este lhe fornecer.

Não. Existem situações em que não é necessário haver desgaste dentário, sendo que, nesses casos, as facetas são colocadas diretamente sobre a superfície do dente. Importante referir que, mesmo nos casos em que é necessário desgastar o dente, o desgaste é mínimo, de forma a poupar a superfície dentária. Cada caso é um caso, só o seu Médico Dentista poderá indicar qual a melhor opção terapêutica para o seu caso.

Não, uma vez que, quando necessário, o desgaste é mínimo, não causando qualquer dano no seu dente.

Não. Podem ser obtidos excelentes resultados utilizando o tratamento com facetas em apenas um número reduzido de dentes, dependerá sempre da complexidade do seu caso, das suas necessidades e expectativas.

Sim. Uma das características das facetas é a estabilidade de cor, isto é, ao contrário dos dentes naturais e das restaurações, as facetas não alteram a cor ao longo do tempo, pelo que permitem manter um sorriso harmonioso, sem manchas ou pigmentos.

A principal diferença entre as duas é que as coroas “cobrem” a totalidade do dente enquanto as facetas apenas cobrem a face externa/visível dos dentes.


Marque já a sua consulta