Alinhadores Invisíveis


A evolução tecnológica, tanto a nível de diagnóstico como de tratamento, permitiu a conceção de uma nova realidade ortodôntica invisível, eliminando a necessidade de utilização de brackets, arcos metálicos ou elásticos. Desta forma, os Alinhadores Invisíveis apresentam-se como uma solução ortodôntica discreta, eficaz, cómoda e higiénica.

Para além da estética, que é um dos principais motivos que leva os pacientes a optarem por esta modalidade de tratamento ortodôntico, os aparelhos invisíveis têm a vantagem de serem removíveis, o que facilita a higienização oral, reduzindo a acumulação de placa bacteriana e prevenindo a ocorrência de eventuais patologias orais.

Esta opção terapêutica reduz as visitas ao dentista, uma vez que as consultas de manutenção poderão ser mais espaçadas.

6c9da29b-f840-4f8c-93ef-eda7210c45a6 (1)

Etapas do tratamento


1º - CONSULTA DE AVALIAÇÃO

É nesta fase que a nossa equipa avalia, de forma personalizada, o seu caso. São realizadas fotografias intra e extra-orais e exames complementares de diagnóstico, como a radiografia dentária, o CBCT (TAC) e o scanner intra-oral que permitirão realizar o planeamento do caso.



2º - PLANEAMENTO DO CASO

A nossa equipa multidisciplinar elabora o plano de tratamento personalizado para cada caso, recorrendo a um software 3D. É nesta fase que o paciente poderá visualizar o resultado final do seu sorriso, mesmo antes de iniciar a correção.



3º - ENTREGA DOS ALINHADORES

Em função de expectativas o software 3D indicará quantos alinhadores serão necessários para realização do tratamento ortodôntico. Periodicamente, é feita uma monitorização do plano de tratamento e são entregues os alinhadores necessários até a consulta seguinte.


PERGUNTAS FREQUENTES

Os aparelhos invisíveis apresentam-se como uma solução discreta, cómoda e eficaz. Facilitam a higiene oral, uma vez que podem ser removidos para cada refeição e novamente colocados após a higienização. Para além disso, aumentam a autoestima, uma vez que são aparelhos quase impercetíveis, que não exigem a colocação de brackets, pelo que poderá utiliza-los sem que ninguém se aperceba. Com aparelho invisível, falar ou sorrir em público deixará de ser um problema.

Os alinhadores invisíveis poderão ser a opção terapêutica em diversos casos, no entanto apenas após uma consulta de avaliação poderemos informa-lo se o seu caso é elegível para este tipo de tratamento.

A principal diferença entre estes dois tipos de tratamento ortodôntico é o facto dos alinhadores invisíveis serem removíveis, ao contrário do aparelho fixo convencional.

Sim. Ao contrário dos aparelhos fixos, os alinhadores invisíveis possibilitam a realização de um branqueamento dentário ao longo do tratamento.

O ideal seria utiliza-lo 24h por dia, no entanto como isso é impraticável, recomenda-se o seu uso durante aproximadamente 22h por dia, isto é, removendo os alinhadores apenas às refeições e para higienização oral.

A duração do tratamento depende sempre da complexidade do caso e das características individuais de cada paciente. Destacamos que o paciente tem um papel preponderante neste tipo de tratamento, uma vez que, por serem removíveis, exige disciplina e responsabilidade acrescida por parte do paciente.

Não há limite de idade para a utilização de aparelho invisível.

Invisalign é uma marca de alinhadores invisíveis, como tantas outras existentes no mercado.


Marque já a sua consulta