Skip to content Skip to footer
CLÍNICA MÉDICA JARDIM

Audiologia

Os tratamentos de Audiologia chegaram à Clínica Médica Jardim da Lixa.
A audiologia é a ciência responsável pelo estudo da audição e do equilíbrio (assim como todas as patologias associadas), dedicando-se ao seu diagnóstico, prevenção e reabilitação.

Primeiro Passo

A realização de uma consulta de avaliação é o primeiro passo para quem sofre de perda de audição ou desequilíbrio/vertigens constantes.
Nessa consulta o audiologista irá fazer-lhe um Rastreio Auditivo (sem custos) para avaliar o impacto da perda auditiva ou desequilíbrios que podem afetar o seu dia-a-dia e aconselhar a solução mais adequada para melhorar a qualidade de vida.

Exames Efetuados

Audiometria Tonal

Este exame tem como finalidade avaliar os limiares auditivos tonais, determinando a intensidade sonora mínima audível.

Audiometria Vocal

Neste exame avalia-se a capacidade de perceção e compreensão da voz (emitida pelo audiologista). Dessa forma, é possível compreender melhor a real capacidade auditiva do paciente.

Impedanciometria Vocal

Exame onde se realiza a medição tímpano-ossicular e a avaliação do reflexo estapédio.

Acufenometria Vocal

Este exame consiste na identificação subjetiva do acufeno/zumbido pelo paciente, de forma a definir a frequência e a intensidade do mesmo.

Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATC)

Este exame determina o nível mínimo de resposta eletrofisiológica auditiva e auxilia na caracterização do tipo de perda auditiva, na localização topográfica da lesão, estudo da maturidade das vias auditivas e objetivação do fenómeno do recrutamento coclear.

Manobra de Dix – Hallpike

Este tipo de exame auxilia no diagnóstico de síndromas vertiginosas, através da observação dos movimentos oculares.

A PAR DOS EXAMES DE DIAGNÓSTICO, O AUDIOLOGISTA É RESPONSÁVEL POR:

Reabilitação Vestibular

Processo de reabilitação com manobras de reposicionamento das partículas dos otólitos do sistema vestibular.

Reabilitação Auditiva

Este processo consiste na melhoria da capacidade e perceção auditivas através da adaptação de próteses auditivas.

Tipos de Aparelhos Auditivos

Na Clínica Médica Jardim apresentamos soluções de aparelhos auditivos ajustados às necessidades auditivas de cada paciente, com a qualidade e funcionalidades que o vão surpreender.

Dessa forma, recorremos aos aparelhos da Oticon, que disponibiliza um conjunto de modelos de aparelhos auditivos que abrangem vários tipos de perdas auditivas, com recurso à melhor tecnologia do mercado.

Aparelho Intra-auriculares Oticon

Estes aparelhos auditivos encaixam-se no canal auditivo do paciente. Trata-se de uma solução auditiva mais discreta e, em alguns casos, praticamente impercetível.

A Oticon disponibiliza um modelo de aparelhos intra-radiculares – os Own – que se destacam pelo bom desempenho audiológico, discrição e conforto. A sua tecnologia permite que o paciente se conecte ao seu telemóvel, tablet ou até mesmo à televisão, sem recurso a fios.

Aparelho Retroauriculares Oticon

Trata-se do modelo de aparelhos auditivos mais comum. Estes dispositivos encaixam-se atrás da orelha e têm um tubo fino que passa pela parte superior da orelha e entra no canal auditivo.

A Oticon dispõe de um modelo de aparelhos retroauriculares – os More –, que se caracterizam pela sua leveza e tamanho reduzido, o que os torna discretos e quase impercetíveis. À semelhança dos aparelhos auditivos Own, neste modelo mais tradicional, também é possível conectar-se a outros dispositivos (telefone, tablet ou televisão), sem fios.

Corpo Clínico

MARCAÇÕES

Marque a sua consulta!

    Especialidade

    Clínica

    Clínica